PROPOSTA PEDAGÓGICA

IMG_0435.jpg

A nossa proposta pedagógica reconhece as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e com o ambiente de maneira gradual, buscando a partir de atividades direcionadas, em momentos de ações ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo assim, com o provimento do conteúdo básico para a construção de novos valores.

Toda a proposta pedagógica está, portanto, voltada para o educar para competências, que significa ajudar o aluno a adquirir e a desenvolver as condições e/ou recursos que deverão ser mobilizados para resolver uma situação complexa. Assim, educar alguém para ser competente em alguma coisa é criar as condições para que adquira os conhecimentos, as habilidades, as linguagens, os valores culturais e emocionais necessários à atividade especifica.

Considerando o professor como um elemento-chave na organização do contexto e aprendizagem, pois lhe compete criar condições para que o aluno “aprenda a aprender”, promovendo situações de aprendizagem diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências.

Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno passará a exercitar habilidades e, por meio delas, a adquirir grandes competências, ou seja, desenvolverá habilidades por meio dos conteúdos.

A proposta da Escola Universo envolve a participação do aluno na aprendizagem, levando-o a estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo. Para atingir esse objetivo, alguns recursos norteiam nosso trabalho:

Interatividade:
Diferente do método tradicional, em que o aluno recebe o conceito pronto e faz exercícios, em nossa escola, o educando interage o tempo todo com o seu próprio aprendizado. Ele é convidado a participar, trabalhando suas experiências, vivências e conhecimentos já adquiridos. Ele pensa, responde e, aos poucos, um “novo” conceito é adquirido.

Contextualização

A interatividade, nossa característica primordial, pressupõe toda a preocupação com o contexto, isto é, com a realidade em que vive o aluno. Ele só poderá interagir realmente se for abordado algo significativo e pertinente ao seu cotidiano. Hoje em dia, sabemos que todo aluno, sem nenhuma exceção, traz conhecimentos prévios e experiências variadas. A Escola Universo busca, em vista disso, relacionar os conceitos que precisam ser transmitidos à realidade concreta do aluno.

Interdisciplinaridade

O saber não é dissociado, fragmentado. Ele é abrangente a toda a realidade que nos cerca. Do mesmo modo, as disciplinas não são individualizadas. Elas se unem e se completam. Por isso, a nossa concepção de ensino privilegia a inter-relação dos conteúdos e aulas extracurriculares.

Transversalidade

Os temas transversais são abordados, visando estimular o autoconhecimento e o conhecimento do outro, para que floresça, em nossas crianças, o respeito às maneiras diferentes de ser e pensar e se consolide a convivência harmoniosa.

Competências e habilidades como objetivos de ensino

Toda a nossa didática foi elaborada com foco nas competências e habilidades. Visando abrir caminhos para o desenvolvimento das competências e habilidades para toda a vida. As diferentes disciplinas e atividades são utilizadas como meios para atingir esse objetivo.

Conteúdos alinhados como estratégia de ensino global

O nosso objetivo ao trabalhar com a interdisciplinaridade, é organizar os conteúdos de modo a desenvolver, ao mesmo tempo, nas diversas disciplinas, as relações entre eles. Essa estratégia garante um aprendizado mais amplo e global, além de contribuir para uma maior autonomia e criticidade.

Tecnologia: um passo à frente na educação

As aulas eletrônicas, por meio de DVD-ROMs ou tablets, favorecem a criação de situações facilitadoras de aprendizado, utilizando movimentos, sons, formas e cores, tornando, assim, os conteúdos mais significativos. Por isso, representam uma excelente ferramenta para ser utilizada em sala de aula, motivando o aluno e despertando seu prazer em aprender.

Ensino espiral crescente

A nossa metodologia de ensino foi concebida de modo a privilegiar o conhecimento prévio do aluno, ou seja, o que ele está aprendendo irá somar ao que já sabe. Os conteúdos, portanto, não se repetem, ampliam-se de modo a tornar o aprendizado mais significativo e prazeroso.