PROPOSTA BILÍNGUE

PROJETO BÍLINGUE

A Escola de Educação Infantil Universo, apresenta, um novo projeto bilíngue. O objetivo, será criar uma identidade para o currículo escolar da instituição, fazendo com que, este, seja mais que um diferencial.

Estudos indicam que a melhor fase de desenvolvimento cognitivo para a aprendizagem de um novo idioma, está entre os 2 a 5 anos e, com o passar dos anos, com a ausência de um estímulo, essa habilidade pode se tornar mais difícil de se adquirir.
Logo, a primeira infância da vida, pode ser considerada a melhor fase de se aprender um novo idioma.

A proposta curricular e educacional da Instituição, gira em torno da utilização de métodos de uma profissional capacitada e habilitada no idioma inglês, já com experiência no mercado e educação infantil. Serão utilizados como estrutura pedagógica e apoio curricular, dois materiais: J. Piaget. – material este, que apresenta bimestralmente algumas atividades direcionadas em inglês – e o material da Editora Moderna – livro Big Jungle Fun –.

Ambos materiais poderão proporcionar grandes oportunidades de aprendizado que podem ser adaptados de acordo com a metodologia curricular da Instituição e da profissional, no momento da execução.

Os materiais serão utilizados durante as aulas, que serão distribuídas todos os dias da semana, em um período de 40 minutos por aula. Nosso maior desafio e objetivo, será apresentar aos alunos o mundo – como um todo – falante da língua inglesa. Apresentando características culturais e relacionando-as com o material proposto. Este, sem dúvidas será um diferencial para a Instituição, tendo sido observada a necessidade de compreender e tornar significativo o aprendizado de um novo idioma.

METODOLOGIA

A profissional, que se utilizará do material da Editora Moderna – livro Big Jungle Fun –, apresenta, além do material super colorido, realista e dinâmico, fantoches dos personagens – Tommy, Tina e Polly –  que acompanham todo o processo de aprendizagem e um MultiROM, com muitas músicas, histórias animadas e até mesmo jogos que poderão ser praticados, como um reforço pedagógico.

As atividades, portanto, serão intercaladas em desenvolver o material proposto da Editora Moderna – livro Big Jungle Fun –  e também as atividades do material J. Piaget, como rotina da aprendizagem de novos vocábulos. Auxiliando, assim, o trabalho contínuo no melhor desenvolvimento de coordenação motora e reconhecimento do novo idioma a ser inserido na rotina dos alunos.

Momentos lúdicos serão essenciais para que a teoria, seja posta em prática. A professora, utilizará  simples momentos de conversação, jogos, brincadeiras, histórias e até mesmo a criação delas. Reconhecer outros países do mundo também será uma atividade a ser realizada continuamente, como por meio da identificação de monumentos históricos, por exemplo.

As produções poderão ser acompanhadas por meio das atividades dos materiais propostos, materiais extras, como forma de reforço e, principalmente na oralidade do dia a dia.

FILOSOFIA CULTURAL

A instituição proporciona oportunidades para que os alunos possam aprender, respeitando seu espaço, limite e tempo. Todas as dificuldades devem ser observadas com cautela para que não seja difícil aprender um novo idioma e, sim, prazeroso.

Essas oportunidades podem ser observadas em momentos simples de conversação com os integrantes da Instituição, colegas e até mesmo com os familiares, mostrando, assim, que o ensino tem se tornado mais real do que o imaginado.

O apresentar de novas culturas às crianças, será de grande importância, para que possam perceber que a comunicação se torna natural e essencial, ao observar as vestimentas, datas comemorativas, monumentos históricos, tradições, músicas, sotaques, histórias tradicionais e muitas outras atrações que fará com que a curiosidade seja aguçada.

ENSINO FOCADO

A profissional responsável acompanhará o projeto dia a dia, realizando as atividades dos materiais propostos e, dessa forma, observando a evolução do aprendizado de cada aluno. Tornando-os únicos e ainda mais capazes de adquirir o conhecimento do conteúdo proposto.

Até mesmo em atividades lúdicas, poderão ser observados e lembrados de todos os conteúdos, até então, já aprendidos.

Os alunos terão o acompanhamento de todos os professores, incluindo-os em uma diversidade cultural e enriquecendo a ideia de que todos são capazes sim de falar um novo idioma.

VISÃO AMPLIADA

Assuntos contextualizados ao meio social, serão abordados sutilmente no decorrer dos dias e aulas, apresentando aos alunos – além das características culturais – as diferenças sociais que existem no Brasil e no mundo.
Por meio dessa ideia, poderão surgir assuntos, como: diferenças de tamanho, cor de cabelo e pele, a forma do cabelo e, até mesmo, assuntos importantes para uma boa convivência, como o bullying.

MISSÃO

Apresentar aos alunos e seus responsáveis um universo de oportunidades, cultura e valores. Tornando-os seres mais reflexivos e sociáveis.

A Instituição, zela pelo cuidado em proporcionar muito mais que um projeto bilíngue, zela em apresentar um mundo de oportunidades que, cada um, será capaz de alcançar por meio de um aprendizado sério, justo, lúdico e humanizado.

Um novo universo, inspirado em uma rara sociedade, cheia de ideias e poucas oportunidades. Promovendo aos indivíduos, entusiastas, oportunidades de dias cheios de vitórias.

U: Universe (universo)
N: New (novo)