PROPOSTA BILÍNGUE

PROJETO BÍLINGUE

A Escola de Educação Infantil Universo, apresenta, um novo projeto bilíngue. O objetivo, será criar uma identidade para o currículo escolar da instituição, fazendo com que, este, seja mais que um diferencial.

Estudos indicam que a melhor fase de desenvolvimento cognitivo para a aprendizagem de um novo idioma, está entre os 2 a 5 anos e, com o passar dos anos, com a ausência de um estímulo, essa habilidade pode se tornar mais difícil de se adquirir. Logo, a primeira infância da vida, pode ser considerada a melhor fase de se aprender um novo idioma.

Mesmo depois de ter aulas de inglês durante anos, a maioria dos estudantes brasileiros sai da escola sem dominar o idioma. Como prova disso, basta olhar para índices de fluência do país: um levantamento realizado pelo British Council revelou que apenas 5% da população sabe falar inglês.

Para reverter esse cenário, o nosso metodo, traz uma metodologia que tira o foco do conteúdo linguístico e valoriza o desenvolvimento de competências globais. Diferente de outros métodos convencionais, que focam apenas nos conteúdos gramaticais e comunicativos, a ideia é aprender uma segunda língua da mesma forma que se aprende português.

Como vai funcionar na Escola Universo?

As aulas envolvem atividades lúdicas e projetos nas mais diversas áreas de conhecimento, que valorizam o desenvolvimento de competências, como colaboração, autonomia, criatividade e interação.

A metodologia de ensino é baseada fundamentalmente em recursos e atividades que despertam nos alunos a curiosidade e principalmente, a vontade de falar sem medo de errar. Desta forma, os assuntos das aulas são ilustrados com músicas, vídeos, imagens que visam despertar o interesse do aluno em participar diretamente através de debates informais, jogos, representação de diálogos e exercícios de diversas e criativas formas, trabalhando simultaneamente as quatro habilidades linguísticas. Fala, escrita, escuta e leitura.

O contato diário com o inglês em atividades comunicativas no contexto em que são utilizadas permite aos alunos a aquisição de competências linguísticas características do bilinguismo consecutivo, com pronúncia mais próxima da nativa, ampliação do vocabulário e o uso natural do segundo idioma.