A ESCOLA

A Escola Universo localizada na Rua Anália Franco – Água Rasa, trabalha com a educação infantil desde 1979.

Desde os primeiros passos até as primeiras letras, educação e cuidado caminham juntos. Esse primeiro período da vida escolar apresenta para a família, em geral, um novo vocabulário e, por que não, uma nova organização de vida! Por isso, pensamos em uma acolhida generosa, repleta de cuidados e de entrega por parte daqueles que farão parte dessa experiência transformadora que é a Escola Infantil.

Tudo começa com uma adaptação. Estabelecer vínculos, sentir-se seguro, confiar em si e no outro. Existem as descobertas do que consigo fazer sozinho, dos amigos, das cores e misturas, das letras, dos números. Temos também os desafios que conquistados pela criança frente ao novo e ao desconhecido, tais como; mudança, crescimento, despedida e independência dos pais e professores. Mostramos o que é a amizade para a vida, o faz de conta, a culinária, experiências inovadoras, arte, bolinha de sabão, guarda-tudo, capoeira, ballet, música, pesquisas, brincadeiras, giz, canetinha, entre outros, são os novos companheiros da criança dentro da Escola Universo.

Acreditamos que a união de três pressupostos: interatividade, criatividade e produtividade, leva a um aprendizado significativo e prazeroso. Para estimular cada vez mais esse processo, temos também como aliados os recursos tecnológicos que, hoje, fazem parte essencial da educação, tornando o aprendizado mais comprometido com a realidade e com o futuro.

Visão:

Ser uma referência na educação infantil para as famílias que optam por estarem conosco, trabalhando fortemente com os pilares da escola: Educação infantil com o projeto bilíngue, vida saudável e a integração da família na escola, oferecendo ao aluno a oportunidade de participar ativamente da sua educação, construindo suas próprias formas de conhecimento ao longo do tempo. Dessa forma, tornar-se um adulto capaz de atuar e modificar a realidade que o cerca.

Missão:

Nós da Escola Universo temos consciência do nosso papel frente à educação, por isso proporcionamos a sociabilidade, desenvolvendo a autoconfiança da criança, de modo que ela consiga superar com tranquilidade as novas etapas do aprendizado, e obter as ferramentas necessárias para a alfabetização bilíngue.

Trabalhamos de forma individualizada com o perfil de cada criança, reconhecemos as crianças como seres íntegros, que aprendem a ser e conviver consigo próprias, com os demais e com o ambiente de maneira gradual, buscando a partir de atividades direcionadas, em momentos de ações ora estruturadas, ora espontâneas e livres, a interação entre as diversas áreas de conhecimento e os aspectos da vida cidadã, contribuindo assim, com o provimento do conteúdo básico para a construção de novos valores.

Valores:

Acreditamos que a alfabetização não é só cópia e memorização mecânica das letras e palavras, o que não se mostra suficiente para a formação da cidadania. A alfabetização abrange muito mais: a criança, a partir do seu autoconhecimento, começa a formular hipóteses, expressar suas ideias e sentimentos, apropriando-se de conhecimentos que lhe permitam a expressão de si mesma e a comunicação com os outros, na realidade em que vive.

“Ler e escrever são processos que devem integrar-se a situações reais da vida. Isso é aprendizagem significativa e contextualizada. ”

A nossa proposta indica que a alfabetização não tem data para iniciar e nem para terminar. Inicia quando se abrem os olhos para a vida e termina quando se fecham. O nosso papel como educadores é por meio de vários caminhos, auxiliar o aluno a abrir sua janela e ler o mundo, respeitando o seu momento para cada descoberta.