VIDA SAUDÁVEL

Nossa escola se preocupa muito com a questão alimentar e nutricional dos alunos, não somente com a qualidade dos alimentos oferecidos, mas também com a formação de bons hábitos alimentares que com certeza irão perdurar por toda a vida da criança.

Portanto, temos em nossa escola uma nutricionista, Dra. Luma Bueno – CRN 41042, que executa as seguintes funções:

• Elaboração de cardápio mensal de acordo com as faixas etárias dos alunos;

• Ministração de aulas e oficinas de nutrição com os alunos afim de estimular o consumo de alimentos saudáveis e bons hábitos alimentares;

• Treinamentos e orientações para as funcionárias da cozinha para que executem as boas práticas na fabricação dos alimentos garantindo assim a qualidade das refeições servidas;

• Elaboração de Manual de Boas Práticas e POP’s e implantação dos mesmos;

• Controle de qualidade, certificando-se que a escola esteja com todos os documentos em dia (Dedetização, limpeza de caixa d’água, análise da potabilidade de água, ASO’s, entre outros documentos);

• Avaliação física dos alunos em 2 momentos durante o ano letivo afim de acompanhar se os mesmos estão dentro da curva de crescimento para sua idade;

• Atendimento nutricional aos pais dos alunos que estejam com dificuldades com relação a alimentação dos mesmos.

O controle de qualidade é realizado em todas as etapas que envolvem a alimentação escolar, sendo elas:

• Elaboração dos cardápios:

Os cardápios são elaborados por nossa nutricionista, respeitando as faixas etárias e seguindo as recomendações do Guia alimentar para a população brasileira (MS, 2014) e do Guia alimentar para Crianças brasileiras menores de 2 anos (MS, 2019), fazendo uso de alimentos saudáveis e variados e respeitando a cultura, as tradições e os hábitos alimentares dos alunos.

A consistência dos alimentos é servida respeitando a idade e a capacidade de mastigação e deglutição de cada aluno.

Para alunos que necessitem de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou condição de saúde específica, será elaborado um cardápio especial seguindo as restrições alimentares do aluno e as recomendações dadas por seu médico ou nutricionista.

Os cardápios são disponibilizados no site da escola para que os pais tenham acesso.

• Aquisição de Gêneros:

Os gêneros alimentares são adquiridos em estabelecimentos de confiança que possuam licença de funcionamento emitida pela vigilância sanitária.

Todos os produtos de origem animal adquiridos possuem SIF.

Todas as validades e o estado das embalagens é conferido antes de efetuar a compra.

• Recebimento de Mercadorias

No recebimento das mercadorias, todas as validades são conferidas e todos os produtos passam por uma inspeção onde as embalagens são avaliadas para verificar se não estão avariadas e todos os produtos resfriados e/ou congelados têm sua temperatura aferida. Essas informações são registradas em uma planilha de recebimento de mercadorias e ficam arquivadas por 3 meses.

Os produtos que não obedecerem aos critérios de qualidade serão devolvidos.

• Armazenamento de mercadorias

Antes de serem armazenados, os produtos são retirados de suas embalagens de papelão ou fardos plásticos e cada embalagem é higienizada com pano descartável e álcool 70%.

Após esse processo de higienização, os produtos são armazenados seguindo o sistema PVPS (primeiro que vence é o primeiro que sai), onde os produtos mais velhos são colocados na frente e os mais novos atrás. Os produtos são armazenados seguindo a distância correta exigida pela vigilância sanitária do chão, das paredes e do teto.

Todo o produto que for aberto ou preparado deve ser bem lacrado e etiquetado seguindo os critérios de validade exigidos por lei.

• Preparo dos alimentos

Antes do de iniciar o preparo dos alimentos, as funcionárias estão orientadas a procederem com a higienização correta das mãos e antebraços com água e sabonete neutro e em seguida proceder com a higienização de pias, mesas, bancadas e utensílios com álcool 70%.

Todos os hortifrútis são lavados em água corrente e em seguida são colocados de molho em solução clorada por 15 minutos e depois são enxaguados.

Todos os alimentos que passam por processo de cocção devem atingir pelo menos 74º C em seu centro geométrico e têm sua temperatura de cocção aferida e registrada em planilha específica.

Todo alimento servido para os alunos têm uma amostra de 100g recolhida que é armazenada por 72h.

• Distribuição das refeições

As crianças são orientadas a higienizarem as mãos antes de entrarem no refeitório e são direcionadas ao mesmo enquanto cantam músicas que estimulam a alimentação.

As refeições são servidas pelas professoras e auxiliares que estão orientadas a utilizarem rede nos cabelos e a respeitarem o tempo e as limitações de cada aluno quando forem auxiliá-los.