Robótica na Educação Infantil

A Escola Universo abre as matrículas para 2019 com uma super novidade, a robótica para crianças de 03 a 05 anos. Garanta a sua vaga e proporcione um ensino de qualidade para o seu filho(a)! (Solicite informações aqui)

A robótica está cada vez mais presente nas nossas vidas. Hoje, já não nos imaginamos vivendo sem eletrodomésticos, por exemplo, ou sem tudo aquilo que surgiu com o avanço da tecnologia. O estudo da robótica baseia-se em aprender todos os benefícios que a tecnologia nos oferece.

A iniciação à robótica nos primeiros anos da criança permite desenvolver aprendizagens relacionadas com a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, as noções de lateralidade, o pensamento lógico-matemático, as sequências, as narrativas, o desenvolvimento da linguagem e outras formas de expressão do pensamento da criança.

Estes são os principais benefícios da presença da robótica na educação das crianças:

ESTIMULA O RACIOCÍNIO LÓGICO: Ao aprenderem a linguagem da programação, as crianças são estimuladas a pensar de forma estruturada. Desse modo, os mais novos desenvolvem o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

AJUDA NA ORGANIZAÇÃO EM GERAL: As crianças são estimuladas a organizar os pensamentos e a tomarem decisões que levem à solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação. Isso acaba por se refletir na sua capacidade de organização, como no planeamento de tarefas e atividades.

PROPICIA UMA MELHOR ESCRITA: O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora a aprendizagem na área das ciências humanas, além de melhorar a escrita. Ao aprender a organizar melhor as suas ideias e pensamentos, a criança consegue estruturar com maior facilidade o texto.

INCENTIVO À MATEMÁTICA, FÍSICA e LÍNGUA INGLESA: Coordenadores, professores e pais têm vindo a detetar grandes melhorias no desempenho escolar em diversas disciplinas, principalmente nas matérias que têm como base o raciocínio lógico, como a Matemática, a Física e também o Inglês.

AJUDA NO DESEMPENHO PESSOAL E PROFISSIONAL: Aprender a programar ajuda as crianças a descobrirem as suas potencialidades, estimulando as suas aptidões e ficando mais entusiasmadas em procurar novos desafios. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, têm maior probabilidade de se destacarem no mercado de trabalho.

ESTIMULA A CRIATIVIDADE: Através dos jogos e atividade pedagógicas direcionadas, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada e não apenas a decorar formar e conteúdos.

Por todas estas razões, a Escola Universo resolveu inovar incluindo a robótica em nossa grade de aulas extras. Confira um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=QNuQaUA3_FY