A importância do bilinguismo desde os primeiros meses de vida

A Escola Universo, que tem um trabalho consolidado com educação infantil desde 1979, começa 2018 com uma grande novidade, o ensino bilíngue especializado em crianças de 4 meses a 5 anos de idade. Para realizar da melhor maneira o ensino, a Universo se uniu à escola de inglês Little Town, que implementará o bilinguismo em todos os níveis.

Com espaços adaptados por níveis de idade, salas ambientes personalizadas e uma proposta pedagógica abrangente, a Escola Universo implementa essa nova atividade por acreditar que educação e cuidado caminham juntos. Esse primeiro período da vida escolar apresenta para a família, em geral, um novo vocabulário e, por que não, uma nova organização de vida? Por isso, a Escola Universo tem uma acolhida calorosa, repleta de cuidados e de entrega por parte daqueles que farão parte dessa experiência transformadora que é a Educação Infantil.

A implementação do bilinguismo na educação infantil vem através de alguns estudos. Durante a primeira infância (dos 0 aos 6 anos) o cérebro está em desenvolvimento, e nesse período, tudo que é aprendido e estimulado é usado como base para a formação do que será o cérebro. Por esse motivo, a introdução de um segundo idioma é tão importante nesse período, porque o idioma torna-se apenas mais um dado a ser utilizado pelo nosso cérebro, e quanto antes isso acontece, mais natural o processo se torna.

Quando a possibilidade do bilinguismo acontece na fase inicial da primeira infância, na qual ocorre o aprendizado da linguagem, é ainda mais natural, pois para aquele bebê torna-se simples identificar as coisas por duas palavras em diferentes idiomas.

É importante ressaltar que para que esse processo aconteça, exista alguém que oriente essa primeira introdução, além de orientar também aos pais para que optem pelo bilinguismo simultâneo (as duas línguas são aprendidas 100% ao mesmo tempo, ou seja, convivência 24h com os dois idiomas) ou consecutivo (no qual a criança usa a referência da língua materna para entender a segunda língua).

O método da Escola Universo é baseado nesse processo natural de aprendizado. Como a criança na primeira infância aprende muito por estímulos, por vivência, a Universo usa métodos diferenciados para ensinar a segunda língua. Como citado, estímulos variados, repetidos e vivenciados são essenciais para a formação inicial do cérebro, e é utilizando desses recursos que podemos, de forma gradual e respeitando o limite de cada indivíduo introduzir a segunda língua da forma mais natural possível.

Atividades com foco nos bebês

Na Escola Universo a rotina dos bebês é permeada de estímulos e afeto em ambientes planejados para desenvolver atividades de acordo com as necessidades dos bebês.

– Vivências diárias em inglês com vídeos e palavras chaves;

– Projeto leitura em movimento. Contação diária de estórias;

– Projeto sensações;

– Projeto música para bebês;

A partir de 4 meses a Universo privilegia diariamente a comunicação entre bebês e educadoras nos dois idiomas.

INFORMAÇÕES GERAIS DA ESCOLA UNIVERSO

A Escola de Educação Infantil Universo está localizada na Rua Anália Franco, 218. Tem um trabalho conceituado e com foco na educação infantil desde 1979. O maior diferencial é trabalhar de forma personalizada com cada criança, sendo uma das escolas mais tradicionais da região proporciona um ensino de qualidade e excelência na formação integral das crianças.

Para o próximo ano, a Escola Universo realizará uma reformulação na sua proposta aonde trabalhará com a oportunidade o bilinguismo na educação infantil e com uma aposta na interdisciplinaridade que admite uma grande melhoria na ideia de integração curricular. Indo muito além da concepção de disciplinas e buscando uma intercomunicação entre elas. É uma forma de se chegar à transdisciplinaridade, etapa que não ficará na interação e reciprocidade entre as ciências, mas alcançará um estágio em que não haverá mais fronteiras entre as disciplinas.

O objetivo central da Escola Universo é criar uma geração capaz de fazer coisas novas, e não simplesmente, de repetir o que outras fizeram – homens e mulheres criativos, inventivos e descobridores. O segundo objetivo é formar mentes que possam ser críticas, possam verificar e não aceitar tudo o que lhes é oferecido. Oferecer aos nossos alunos ferramentas para estarem aptos a resistir (...), a criticar, a distinguir entre o que está demonstrado e o que não está. Portanto, precisamos de Seres Humanos ativos, que aprendam a encontrar as coisas por si, em parte por sua atividade espontânea e, em parte, pelo material preparado para eles.

Informações importantes:

- Valor da mensalidade a partir de R$900,00 (Dependendo do período escolhido)

- Opções com meio período e período integral, das 07h00 às 19h00, sendo esses horários complementados com refeições de acordo com as necessidades escolhidas pelos próprios pais.

- Aulas extras incluídas nas mensalidades: aulas de música, capoeira, ballet, educação física, artes e inglês.

- Acompanhamento nutricional com uma profissional da área, que fará o trabalho individual com as crianças, garantindo assim cardápios para uma infância saudável na nossa escola.